sábado, 26 de abril de 2008

CANIL _ Espaço Fluxus de Cultura

Estrutura que se encontra ao lado da ECA-USP, originalmente criada para abrigar geradores do prédio da Antiga Reitoria da USP, foi posteriormente, transformado em canil, abrigando cachorros do campus até 2004.
Após a desativação, começou gradativamente a ser utilizado para atividades estudantis, o que culminou com uma grande ocupação a marretadas no dia 04/05/2006.
Hoje em dia o CANIL _ Espaço Fluxus de Cultura, um espaço autônomo dos estudantes, é gerido por um grupo aberto, horizontal e em construção que se dedica à produção cultural. Atualmente toda última quinta do mês, na festa “QuintaiBreja”, tem música ao vivo no local e foi inaugurado recentemente em suas paredes uma linha fotográfica da Ocupação da REItoria da USP e uma instalação artística em seu chão.

Manifesto Canil_007

Espaço circular, horizontal, aberto. Em construção.
Jaulas abaixo Foram-se as marretadas catárticas Ficou o desafio de romper a bolha acadêmica, extravasar os muros, preencher o vazio, ocupar.
Estudantes, educadores, operários, cabeças pensantes da Universidade e de toda a cidade: é tempo de movimentar-se.
Em um sistema decadente que promove cada vez mais a alienação e a segregação humana, o privado engole o público e o individual se sobrepõe ao coletivo. Castra-se, em função do interesse de uma minoria, o potencial criativo de uma sociedade cada vez menos ativa.
O Canil late resistência e se propõe à livre expressão cultural e política. É um espaço de potencialização da criatividade humana.
Fluxus contínuos de saber e experimentação.
Lugar para o exercício de uma produção contra-hegemônica, passível de apropriação e intervenção, não exclusivista, sem vínculos com o mercado arte, que extrapole o entretenimento eventos e aponte para a emancipação do homem.
Delimitar essas fronteiras é refletir acerca de um novo projeto de cultura que se impõe ao Canil enquanto espaço e coletivo.
Fusão de conhecimentos tão alienados cada qual em si. Juntar as pontas soltas dos cantos perto-distantes da USP e fazer com que se atem e desatem como bem entendam.
Possibilidade para que o movimento estudantil crie outras formas de reflexão e atuação. Para além das paredes do grande castelo intelectual que a universidade se tornou.
Lutemos para extinguir os portões.



CANIL - OCUPAÇÃO A MARRETADAS

Nenhum comentário: